domingo, 10 de outubro de 1999


PEDRO, PRIMEIRO PAPA
 
1. O PAPA, BISPO E CHEFE DOS OUTROS BISPOS
 
Jesus prediz a Simão que seu nome será mudado em CEFAS (Pedro ou Pedra), porque será escolhido como a pedra fundamental da Igreja divina:
 
JOÃO, I, 42: ― Jesus, olhando-o, disse: “Tu és Simão, filho de Jonas; tu  serás chamado CEFAS, que quer dizer Pedro” (ou Pedra) para servir de fundamento e alicerce de minha Igreja.
 
2.  JESUS CUMPRE A SUA PREDIÇÃO
 
MAT. XVI, 13 e ss.: ― “E veio Jesus para as bandas de Cesaréia de Filipe interrogou os seus discípulos, dizendo: Que dizem os homens acerca do Filho do Homem ? E eles responderam: uns dizem que é João Batista, outros que é Elias, e outros que é Jeremias ou algum dos profetas. Disse-lhes Jesus: É vós, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo o Filho de Deus vivo ! E respondendo Jesus, lhe disse: Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne e o sangue que to revelou, mas sim, meu Pai que está nos céus. E eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares sobre a terra, será desligado nos céus”.
 
LUC.XXII, 31-32: ― “Disse mais o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou com instância para vos joeirar como trigo. Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não falte. E tu, uma vez convertido, (da negação que virá durante a paixão) confirma os teus irmãos”.
 
NOTA: ― Jesus orou pelo Papa (Pedro) para confirmá-lo na fé: Sua oração é infalível e onipotente. Logo, realizou o pedido, feito em favor do Papa: Ele não pode faltar à fé.
 
Passados os dias dolorosos da paixão e morte de Jesus, tendo Pedro negado covardemente o seu divino Mestre (e foi quando Satanás tentou joeirar a Igreja), tendo-se destarte, cumprido a predição de Jesus, o Senhor aparece, a Pedro, às margens do Tiberíades.
 
JOÃO, XXI, 15-18: ― “Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, tu me  amas mais do que estes? Ele lhe respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros”. Perguntou-lhe segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas ? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu  sabes que eu te amo. Jesus lhe disse: Apascenta os meus cordeiros”.
 
Perguntou-lhe terceira vez: Simão, filho de João, tu me amas ? Pedro ficou triste, porque pela terceira vez lhe perguntara: Tu me amas ? e respondeu-lhe: Senhor, tu conheces tudo, tu  sabes que eu  te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas”.
 
Por este texto se vê que Nosso Senhor manda S. Pedro apascentar CORDEIROS  (duas vezes) e OVELHAS distintamente. Que é isto senão o mesmo que nomeá-lo PASTOR dos cordeiros e das ovelhas, que por natureza conduzem os cordeiros? Eis porque nesta metáfora a Igreja Católica entende na palavra cordeiros, duas vezes repetida, o rebanho dos fieis e dos clérigos, e na palavra ovelha, os Bispos que são condutores dos clérigos e dos fiéis.
 
3. ― PEDRO, PRIMEIRO PAPA, FIXOU RESIDÊNCIA EM ROMA
 
ATOS, XII, 17: ― “Em seguida (Pedro depõe de libertado da perseguição de (Herodes), saiu daí (de Jerusalém) e retirou-se “para outro lugar”.
 
Qual é este outro lugar para onde S. Pedro se retirou, o Autor dos Atos não o diz, devido à época de perseguição que a Igreja atravessava. Convinha que ficasse oculto o Pastor Supremo, e não se expusesse à perseguição.
O outro lugar para onde ele foi, certamente é Antioquia.
 
ATOS, XV, 4 e 7 ― Vemos, neste texto, que se reúne um Concílio em Jerusalém , e Pedro, de novo, está presente, e é quem decide a questão.
 
Depois disto, os Atos se ocupam exclusivamente das atividades de Paulo e não mais se referem a Pedro.
 
Mas existe uma tradição histórica segura que prova ter Pedro se estabelecido em Roma. E esta tradição é confirmada por um texto, embora não inteligível à primeira vista, da Iª Epístola de S. Pedro.
 
Iª PED. V, 13: ― “A Igreja eleita de Babilônia saúda-vos, assim como também Marcos, meu filho”.
 
Esta Igreja eleita de Babilônia” ― concordam os intérpretes ― é Roma. Pois a antiga Babilônia não mais existia.
 
Era com o designativo de Babilônia que os cristãos perseguidos designavam a cidade pagã de Roma. S. Pedro, escrevendo desta cidade, afim de se ocultar aos profanos, designa a Igreja que chefia, com o nome só conhecido talvez a seus leitores.
 
Assim explicado, este tópico nos prova, escriturísticamente, a estadia de Pedro em Roma. E eis porque ele chama a esta Igreja de eleita porque Pedro a escolhera para “mãe de todas as demais Igrejas”.
 
Outra prova de que Babilônia ai designa Roma, é que Pedro menciona Marcos, “seu  filho”. E este Marcos esteve também em Roma, pois S. Paulo daí escrevendo aos Colossenses, e a Filêmon, envia saudações em nome dele para todos os fiéis de Colossos e da casa de Filêmon:
 
COL. IV, 10: ― “Saúdo-vos Aristarco meu companheiro de prisão, e Marcos primo de Barnabé”...
 
FILÊMON, 23 E 24: “Epaíras meu companheiro de prisão em Cristo Jesus te saúda. “Também Marcos” Aristarco Demas e Lucas, meus colaboradores”.
 
Destarde, é escriturísticamente provado que S. Pedro foi PAPA EM ROMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário