domingo, 10 de outubro de 1999


MISSA
 
(Ver “Eucaristia” e “Comunhão”)
 
1. ― O SACRIFÍCIO DA MISSA FOI PREFIGURADO MUITOS SÉCULOS ANTES
 
Os sacrifícios antigos eram figura do Sacrifício do Calvário continuado misticamente sobre nossos altares. Melquisedec, oferecendo pão e vinho, figurou o Santo Sacrifício da Missa.
 
GÊN. XIV, 18-19: ― “Mas Melquisedec, Rei de Salém, trazendo pão e vinho, porque era Sacerdote do Deus Altíssimo, o abençoou e disse-lhe: “Bendito seja Abraão, pelo Deus Altíssimo, que criou o céu e a terra”.
 
2. ― ESTE SACRIFÍCIO FOI PREDITO POR MALAQUIAS
 
MALAQUIAS, I, 10-12: ― “Quem há entre vós que feche as portas e acenda o lume sobre o meu altar gratuitamente ? O meu afeto não está em vós, diz o Senhor dos Exércitos; nem eu aceitarei oferenda alguma de vossas mãos, porque desde o nascer até o pôr do sol, o meu  nome é grande entre as nações, e em todo o lugar se sacrifica e se oferece ao meu nome uma oblação pura...”
Que claridade meridiana nas palavras do vidente divino!
 
Notem lá os protestantes esta visão, comparando-a com a visão eucarística de hoje, desde o nascer até o por do sol, sobre todos os altares da terra! Vemos que Deus repudia os sacrifícios antigos para receber um novo sacrifício, uma oblação pura. Qual é esta oblação, hoje existente, senão aquela feita uma vez por Jesus Cristo, e por Ele ordenada fosse reproduzida todos os dias “do nascente ao poente do sol”, para perpetuação de seu Sacrifício no Calvário ? “Todas as vezes que fizerdes isto, fazei-o em memória de mim”. (Mat. XXVI, 28; Lucas, XXII, 19).
 
3. ― FOI CELEBRADO PELO PRÓPRIO JESUS CRISTO
 
LUCAS, XXII, 19: ―  “E depois de tomar o pão, deu graças e partiu, e deu-lho, dizendo: ISTO É O MEU CORPO, que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim”.
 
LUCAS, XXII, 20: ― “Da mesma sorte, tomou o cálice... dizendo: “Este CÁLICE É O NOVO TESTAMENTO EM MEU SANGUE, que será derramado por  vós”.
 
4. ― É ATESTADO POR S. PAULO, APÓSTOLO
 
Iª COR. X,16: ― “Porventura, o cálice da benção que nós benzemos não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é a participação do Corpo do Senhor?
 
Iª COR. X, 21: ― “Não podeis ser participantes da mesa do Senhor (da Comunhão) e da mesa dos demônio” (comendo das carnes sacrificadas aos ídolos pagãos).
 
HEBR. XIII, 10: ― “Nós (os cristãos) temos  um altar do qual os (sacerdotes judeus) que servem ao tabernáculo, não tem faculdade de comer”.
 
Perguntemos aos protestantes se eles tem um Altar como nós, se tem uma vítima e uma “oblação pura” como a Hóstia sagrada que oferecemos a Deus, todos os dias, “do nascente ao por do sol”. Se quiserem negar a presença real de Cristo, citemos S. Paulo: "O Pão que partimos não é, porventura, a participação do corpo do Senhor?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário