HERESIAS
Muita gente lamenta a presença de falsas religiões na terra, dizendo que Deus não devia permiti-las. Mas Deus não quer obstar a liberdade humana
1. ― DEUS AS PERMITE PARA PROVAÇÃO DOS FIÉIS
1ª COR. XI, 19: ― “Pois é conveniente que haja heresias, para que também os que são de virtude provada sejam manifestos”.
MAT. XXIV, 5: ― “Porque muitos virão (depois de mim) em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e seduzindo a muitos”.
JOÃO, V, 43: ― “Eu vim em nome de meu Pai: e vós não me recebeis; virá outro em seu próprio nome e recebê-lo-eis”.
IIª TIM. IV, 3: ― “Porque virão tempos em que não suportarão mais a sã doutrina, mas multiplicarão para si mestres segundo seus desejos”.
IIª TIM. II, 16-19: ― “Evite as conversas profanas e vãs, porque muito contribuem para a impiedade... Porém o fundamento de Deus está firme, tendo este selo: “O Senhor conhece os que são seus”.
2. ― FALAM EM NOME DE CRISTO E ESTÃO CONTRA DEUS
Iª JOÃO, II, 18-19: ― “Filhinhos, é a última hora; e como ouvistes dizer que o Anticristo vem, também já agora há muitos Anticristos. Eles saíram dentre os nossos, mas não eram dos nossos, porque, se tivessem sido dos nossos, teriam ficado conosco”.
NOTE-SE como esta palavra ― “Eles saíram dentre os nossos” ― se aplicam bem ao protestantismo, cujos fundadores, na maioria, eram sacerdotes católicos decaídos.
MAT. XXIV, 5: ― “Vede que ninguém vos engane; porque virão muitos em meu nome”.
A heresia nasce da desobediência à Igreja...
3. ― RENEGAM A IGREJA
LUC. X, 16: ― “Quem vos ouve, a mim, me ouve; quem vos despreza, a mim me despreza; o que me despreza, despreza Aquele que me enviou”.
PROV. XXVIII, 14: ― “Quem tem a cabeça dura cairá no mal”.
HERB. XII, 17: ― “Obedecerei aos vossos superiores (Prelados) e sede-lhes sujeitos, porque eles velam como quem há de dar contas de vossas almas...”
Iª JO. IV, 1: ― “Caríssimos, não deis crédito a todo espírito, mas experimentai-o se vem de Deus; porque muitos falsos profetas vieram ao mundo”.
LUC. XI, 28: ― “Antes, bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a praticam”.
4. ― OS HEREGES SERÃO CASTIGADOS
MAT. XII, 30: ― “Deixai crescer uma e outra coisa, até à ceifa; e no tempo da colheita direi aos cegadores: “Colhei primeiro a cizânia (erva má), e atai-a em molhos para queimar”.
NOTA: ― Eis ai o castigo reservado aos hereges. Podem proliferar no meio dos verdadeiros cristãos, mas serão castigados pelo Supremo Juiz, no fim do mundo.
GAL. I, 9: ― “Se alguém anunciar um Evangelho diferente daquele que ouvistes, seja amaldiçoado”.
IIª TESS. II, 9-10: ― “A vinda dele (do Anticristo) é por obra de Satanás, com todo o poder e com sinais e prodígios mentirosos, e com todas as seduções da iniqüidade para aqueles que se perdem, porque (por sua culpa) não abraçaram o amor da Verdade para serem salvos”.
NOTA: ― Este texto se aplica mais particularmente aos espíritas, que com falsos prodígios vão enganando os incautos.
IIª PED. II, 9: ― “E porque o Senhor sabe livrar os justos da tentação, e reservar os maus para o dia do juízo, afim de serem atormentados...”
Nenhum comentário:
Postar um comentário