domingo, 10 de outubro de 1999


ORDENS SACRAS
 
1. SÃO DE INSTITUIÇÃO DIVINA
 
As ordens sagradas, existentes na Igreja Católica, são de instituição divina, isto é, foram instituídas pelo próprio Jesus Cristo, que ordenou sacerdotes aos seus Apóstolos; estes, por sua vez, ordenaram a outros que os sucedessem no ministério sagrado.
 
LUC. XXII, 19: ― “E depois de tomar o pão, deu graças, e o partiu, e deu-lho, dizendo: “Isto é o meu corpo que é dado por vós; FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM”.
 
“FAZEI ISTO” ― nestas palavras está a ORDEM dada pelo próprio Salvador, no momento solene da Santa Ceia, quando ainda instituiu a Sagrada Eucaristia.
 
JOÃO, XX, 22-23 ― “Tendo dito estas palavras, SOPROU sobre eles, e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo; aqueles a quem vós perdoastes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e aqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos”.
 
“Soprou sobre ele” ― eis ai a comunicação do Espírito Santo aos Apóstolos, conferindo-lhes o poder de perdoar; portanto, um poder sacramental.
 
2. ― AS ORDENS EXISTENTES NA IGREJA SÃO CONFERIDAS PELA IMPOSIÇÃO DAS MÃOS
 
ATOS, VI, 6: ― “Apresentaram-nos diante dos Apóstolos, e estes, depois de terem orado, impuseram-lhes as mãos”.
 
ATOS, XIII, 3: ― “Então, depois de jejuarem e orarem, impuseram-lhes as mãos e despediram-nos”.
 
ATOS, XIV, 22: ― “Por fim tendo ORDENADO para cada Igreja sacerdotes, depois de terem feito oração e jejum...”
 
Iª TIM, IV, 14: ― “Não desprezes a graça que há em ti, a qual te foi dada pela imposição das mãos dos presbíteros”.
 
NOTA: ― Esta imposição das mãos confere a graça, logo é  um sacramento especial, diferente dos outros.
 
IIª TIM, 1,6: ― “Por este motivo de admoesto a que reanimes a graça de Deus que está em ti pela imposição das minhas mãos”.
 
TITO, 1,5: ― “Deixei-te em Creta para que regules a falta e estabeleças presbíteros nas cidades segundo as prescrições que te dei”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário