domingo, 10 de outubro de 1999


IRMÃOS DE JESUS
 
1. ― NA ESCRITURA CHAMAM-SE IRMÃOS TAMBÉM OS PARENTES PRÓXIMOS
 
GEN. XIII, 8: ― “Abraão disse a Lot: ”Rogo-te que não haja discórdia entre mim ti, nem entre nossos pastores, pois “somos irmãos”.
 
IDEM, XIV, 14: ― “Abrão, tendo ouvido que Lot. “seu irmão”, ficara prisioneiro...”
 
IDEM, XII, 4-5: ― “Tinha Abrão 75 anos quando saiu de Harã. E ele levou consigo Sara sua mulher, “e Lot, filho de seu irmão”, e todos os bens que possuía”.
 
NOTE-SE nestes textos paralelos: Lot é filho do irmão de Abraão; entretanto Abraão o chama de irmão.
 
GEN XXIX, 13: ― “Tendo Labão ouvido falar de Jacó, filho de sua irmã, correu a seu encontro, abraçou-o e o conduziu à sua casa”.
 
IDEM, ib.: Jacó ficou em casa dele (Labão) um mês inteiro. E Labão disse-lhe: Acaso, “porque és meu irmão, servir-me-ás de graça?”
 
NOTE-SE de novo: Jacó é filho da irmã de Labão; no entanto, este o chama de irmão.
 
LEV. X, I: ― “Ora, Nadab e Abind filhos de Arão”, tendo oferecido diante do Senhor um fogo estranho... morreram diante do Senhor”.
 
IDEM, ib. 4: “E Moisés, chamando Misael e Elisafan filhos de Oziel, tio de Arão, disse-lhes: “Ide, e tirai “vossos irmãos” diante do santuário e levai-os para fora dos acampamentos”.
 
NOTE-SE novamente: Moisés chama de irmãos dos filhos de Oziel os filhos de Arão, que eram sobrinhos de Oziel.
 
I PARAL. XXIII, 22: ― “Elcazai morreu, e não deixou filhos, mas filhas; e estas casaram-se com os filhos de Cis seus irmãos”.
 
Aí se vê que a Bíblia chama de irmãos os primos das filhas de Eleaser.
 
TOBIAS, VIII, 9: ― “Ora, tu sabes, Senhor, que não é por motivo de paixão que eu amo “esta minha irmã para esposa”.
Vê-se que Tobias chama sua esposa de irmã. Ela era sua prima segunda, pois Raquel, pai dela, era primo de Tobias o velho: “E pondo Raquel os olhos em Tobias, disse para Ana, sua mulher: “Como este jovem é parecido com meu primo” ― (Tob.Vii, 2).
 
E no mesmo capítulo, Raquel chama ao velho Tobias de irmão.
“E Raguel disse-lhes: “Conheceis meu irmão Tobias ?” (ib.v4)
 
Está, pois, claro que entre os hebreus chamava-se irmãos todos os parente próximos.
 
2. ― OS QUE O EVANGELHO CHAMA “IRMÃOS DO SENHOR” SÃO SEUS PRIMOS, OU PARENTES PRÓXIMOS
 
MAT. XIII, 55-56: ― “Porventura não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua Mãe Maria e “seus irmãos” Tiago e José e Simão e Judas ? E “suas irmãs” não vivem elas todas entre nós?”
 
Ver também Marc. VI, 3.
 
MAT. XXVII, 56: ― “Entre elas (as mulheres que se achavam ao pé da cruz) estavam Maria Madalena, e “Maria, mãe de Tiago e José”, e a mãe dos filhos de Zebedeu”.
 
MAR. XV, 40: ― “E encontravam-se também ali algumas mulheres vindas de longe, entre as quais estavam Maria Madalena e Maria, mãe de Tiago Menor e Salomé”.
 
Por estes textos acima, se vê que Tiago e José  são filhos de outra Maria que não a Mãe de Jesus.
 
JOÃO, XIX, 25: ― “Entretanto, estavam de pé junto à cruz de Jesus: sua Mãe e a “irmã de sua Mãe”. Maria, “mulher de Cléofas”, e Maria Madalena.
 
Por este novo texto se vê que Tiago e José  são filhos da mulher de Cléofas, Maria, que é irmã da Mãe de Jesus. Tiago e José são, portanto, primos de Jesus. E segundo a praxe dos hebreus, eram chamados irmãos de Jesus.
 
EP. DE S. JUDAS TADEU: ― 1,1: ― “Judas, servo de Jesus Cristo, e “irmão de Tiago”... etc.
 
LUC. VI, 15: ― “Mateus, Tomé, Tiago filho de Alfeu, Simão, chamado Zelador, Judas, irmão de Tiago...”.
 
Pelos dois últimos textos se vê que “Judas é irmão de Tiago”.
 
Por isto, talvez, é enumerado entre os Apóstolos logo depois de Tiago, filho de Alfeu, assim como João é enumerado logo depois  de Tiago, filho de Zebedeu, de quem era irmão.
 
(Cf. Ma. X, 2 segs e Marc. III, 13 e segs).
 
De tudo isto aparece claro que dos irmãos de Jesus assim chamados por Mateus, (XIII, 55 e 56) e Marcos (VI, 3), Tiago e José  são filhos da mulher de Cléofas, que se chama  Cléofas, que se chama Maria, irmã da Mãe de Jesus, e que Judas se dá por irmão de Tiago, que é filho de Alfeu. Seja que Judas se intitule irmão e é simplesmente primo, ou que Alfeu é o mesmo Cléofas e, portanto, são na verdade irmãos, de qualquer forma os três ― José, Tiago e Judas ― não são irmãos de Jesus, mas simplesmente seus primos.
 
Sós resta o nome de Simão, cuja família não se pode descobrir através do Evangelho. Mas é claro: se ele vem mencionado como irmão de Jesus juntamente com os três outros, que são primos, é porque ele também é somente primo do Senhor.
 
Leia-se para maiores esclarecimentos PE. JÚLIO MARIA ― “Luz nas Trevas” ― cap. XI e DAYL D’ALMEIDA ― “Irmãos de Jesus - ED. “O  LUTADOR “, Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário