domingo, 10 de outubro de 1999


MEDIAÇÃO DE MARIA
 
Iª TIM, II, 5: ― “Porque há um só Deus e um só MEDIADOR entre Deus e os homens: JESUS CRISTO HOMEM, que se deu em resgate  por todos”.
 
NOTA: ― Este texto, com que os protestantes querem contraditar a mediação de Maria serve antes para prová-la de modo mais teológico. S. Paulo acentua que o único Mediador é Jesus Cristo-Homem, o que quer dizer: não é o Verbo, mas o Verbo feito homem por Maria. Nossa Senhora se torna, assim, Medianeira, precisamente porque, mediante Ela, Cristo se tornou Mediador (1)
 
(1) Conf. a respeito: PE ANTÔNIO MIRANDA, S.D.N. - “Nossa Senhora das Graças” - Ed. “LUZES”, p.87 e segs.
 
MAT. I, 16: ― “Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo”.
 
NOTA: ― Se Cristo, que é o único Mediador, nasceu de Maria, Ela se tornou, por isto, Medianeira secundária, entre Deus e os homens, mediante a qual nos veio Cristo
 
LUC. I, 41: ― “E aconteceu que, tão logo ouviu Isabel a saudação de Maria, exultou o menino em seu  seio, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo”.
 
NOTA: ― Eis como Leão XIII interpreta este texto: “João é santificado no seio materno... e isto lhe advém da saudação de Maria, que, por divina inspiração, veio visitar sua prima”. (Enc. Jucunda semper, de 8-9-1894).
 
JOÃO, II, 1-13: ― Este tópico nos narra como Jesus operou o seu primeiro milagre mediante a intercessão de Maria, e isto apesar de ainda não ter chegado a hora de Jesus os inicia. (v.4).
 
V. II: ― “Por este modo operou Jesus o seu primeiro milagre... e manifestou a sua gloria e creram nele os seus discípulos”.
 
Vê-se que foi mediante Maria que “seus discípulos creram nele”. Sem dúvida, isto veio primeiramente da graça gratuita de Cristo. Mas a intercessão de Maria foi um meio acessório de Deus dispensar sua graça gratuita. Deus quis, pois, Maria como Medianeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário