sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TIPOS DE MISSA E SUA DIVISÃO

Normalmente, encontramos duas maneiras principais de se celebrar a Missa Tridentina: A Missa Rezada e a Missa Solene ou Cantada.

• Missa Rezada – é apenas recitada pelo Sacerdote com menos  solenidades e sem cantos.

• Missa Solene ou Cantada – é mais solene, como o próprio nome diz.  Tem em sua celebração a presença de cantos e o uso do incenso. 3 Quanto a sua divisão, teremos na Missa Tridentina duas: A Missa dos  Catecúmenos e a Missa dos Fiéis.

• Missa dos Catecúmenos – era assim conhecida na Antiguidade em  razão de que, aqueles que aspiravam se tornar cristãos e que ainda não  eram batizados (conhecidos como catecúmenos), deveriam se retirar da  Igreja após seu término.  A primeira parte da Missa apresenta a Epístola,  o Evangelho, a Homilia (sermão) e o Credo, dessa forma se realizava  um trabalho catequético nos ainda não batizados. Tal divisão não é mais  aplicada, embora se mantenha no Ordinário da Missa.

• Missa dos fiéis – era a parte da missa destinada a todos os já  batizados (os fiéis). Na segunda parte temos justamente o Sacrifício  Eucarístico, e os fiéis uma vez que já podiam se confessar, podiam da  mesma forma comungar.     


Ordinário da Santa Missa - FSSPX

Um comentário: