sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Gênesis
O primeiro livro sagrado é o Gênesis, que narra as primeiras origens: origens do mundo, origens do gênero humano, origens do povo hebreu e a história da primitiva revelação feita aos cinco grandes Patriarcas antediluvianos, patriarcas do gênero humano: Adão, Noé, Abraão, Isaac e Jacó; e aos pós-diluvianos, patriarcas do povo hebreu.
Depois de uma introdução, em que é narrada a história da criação do mundo, (1, 1 - 2, 3), o Gênesisapresenta duas partes distintas:

PRIMEIRA PARTE: História da humanidade primitiva até a dispersão dos povos (2, 4 - 11, 26):
1) História de Adãosua felicidade e inocência (2, 4 - 25); sua queda e consequente castigo; primeiro anúncio da Redenção (cap. 4);
2) História de Noé; descendente da piedosa estirpe de Set (cap. 5). Corrupção universal punida com o dilúvio, no qual perece o gênero humano, exceto Noé com sua família (cap. 6 - 7). A humanidade, renovada depois do dilúvio (8 - 9, 17). O vinho e a embriaguez; insolência castigada (9, 18-29). Multiplicação e divisão da família humana (10 - 11, 26).

SEGUNDA PARTE: História do povo eleito desde Abraão até a morte de José (11, 27 - 50, 25):
1) História de Abraão, filho de Taré: sua vocação e vinda para Canaã; repetidas aparições e promessas a ele feitas por Deus (11, 27 - 23, 20);
2) História de Isaac, que se casa com Rebeca (cap. 24);
3) História de Jacó: Casa-se com Lia e Raquel; tem doze filhos, mais tarde fundadores das doze tribos de Israel (28 – 35);
4) História de José: vendido pelos seus irmãos, no Egito, torna-se vice-rei desse país e salva o povo da fome (37 - 41); revela sua identidade aos irmãos e convence-os a se estabelecerem, com o pai, no Egito (42 - 48). Profecias e morte de Jacó (49 – 50).

escopo principal do Gênesis é indicar os antepassados do Redentor, individuando cada vez mais a família eleita com a exclusão das outras. No princípio afirma que o Salvador nascerá de uma mulher (3, 15), mais adiante diz que sairá da estirpe de Set (5, 29), mas de descendência de Sem (9, 26). Excluindo todos os outros semitas, diz que o Salvador será descendente de Abraão (12, 3), de Isaac (26, 1-4), de Jacó (35, 9). Dentre os filhos de Jacó, aponta Judá como o futuro avô do Messias (49, 10).

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