segunda-feira, 1 de março de 1999

S.Pedro era celibatário


CAPÍTULO X
S.PEDRO ERA CELIBATÁRIO

A terceira objeção é contra o celibato de S.Pedro, para demonstrar que os padres devem se casar. O pastor pede, pois: Um texto da Sagrada Escritura que prove que S.Pedro não tinha esposa.

I-                    Argumento negativo

Provemos, em primeiro lugar, ser provável que S.Pedro não tinha mulher, quando foi chamado por Jesus Cristo, mas era viúvo. É o argumento negativo.
       O meu amigo crente quer um texto que prove que S.Pedro não tinha mulher: por que não pede um texto que prove que S.Pedro usava calça, turbante, alpercatas, manto, que comia, bebia e dormia?
Na falta deste texto, será preciso concluir, então que S.Pedro andava despido e que não comia, nem dormia?
                Que ingenuidade! Para que serve tal texto?...
Então é proibido casar-se?
                E se eu lhe pedisse um texto que provasse que S.Pedro tinha mulher, onde iria buscá-lo?
                Conhecendo só as palavras da Bíblia, sem compreender a significação, há de apresentar o texto de S.Lucas (Lc  4,38): E a sogra de Simão estava enferma.
                Isso prova que S. Pedro tinha sogra. É já uma coisa: porém há tanta gente que tem sogra e não tem mais mulher; pois uma pode morrer e a outra ficar.
Isso prova apenas que S.Pedro tinha sido casado,  antes de ser chamado por Nosso Senhor, e que talvez era viúvo.
                Meu pobre crente nem pensara até aí, e no triste afã de fabricar objeções viu sogras e mulheres em toda parte.
                Então, S.Pedro, por ter sogra, tinha sido casado, era viúvo... Mas diga lá: o viúvo é ou não é gente? Há na Igreja bastante padres que já foram casados e que, depois de enviuvar, entraram na milícia eclesiásticas. Há até muitos santos nestas condições.
                Haverá qualquer mal nisso? A Igreja católica exige o celibato dos seus sacerdotes, para seguirem o exemplo de Jesus Cristo e dos apóstolos, que eram celibatários.
                Jesus Cristo não o exigiu dos seus discípulos; aconselhou-o; porém parece-me que um conselho do Salvador não é coisa desprezível e deve, ao contrário, ser de real utilidade.

II. Argumento positivo

O argumento positivo é claro, embora não resolva completamente a questão. S.Pedro tinha sogra; é certo. S.Pedro teve mulher; é certo ainda.
                Na ocasião de ser chamado por Nosso Senhor ao apostolado, S. Pedro não tinha mais mulher, e se a tinha ainda, deixou-a de comum acordo, conforme o conselho do Mestre: Todo aquele que tiver deixado, por amor de mim, casa, irmãos, pais, ou mãe, ou mulher, ou filhos.. receberá a vida eterna (Mt 19,20)
                Eis um conselho do divino Mestre, dirigido aos apóstolos, e, na pessoa deles, aos séculos vindouros. Nosso Senhor convida os apóstolos a deixarem tudo, por seu amor... até a própria mulher.
                Os apóstolos compreenderam o convite de Cristo, e o compreenderam tão bem que ficaram admirados, e disseram: logo quem pode salvar-se? (Lc 18, 26)
                S.Pedro, sem hesitação, sem embaraço, como quem fala com completa certeza, dirige-se ao divino Mestre, e exclama: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos (Lc 18, 28)
                E o Senhor aprova e apóia esta exclamação de Pedro, respondendo: Na verdade vos digo, que não há quem deixe, pelo reino de Deus, casa, pais, irmãos ou mulher não receberá...a vida eterna (Lc 18, 29-30)
                Que verdade podia ser articulada, confirmada mais positivamente do que aquela? O Salvador promete o céu a quem deixar tudo, inclusive a  mulher, por seu amor! S.Pedro exclama ter deixado tudo. O Mestre o confirma, e promete-lhe o céu em recompensa.
                É pois claro e irrefutável que S.Pedro, embora tivesse sogra, não tinha, ou tinha deixado a mulher; era pois celibatário  como os outros apóstolos. Se assim não fosse, São Pedro não podia ter deixado tudo, visto não ter deixado a mulher, embora fosse incluída a mulher na enumeração, feita pelo Mestre, daquilo que se pode deixar por seu amor.
Reflitam sobre isto, caros protestantes, e vejam como este esdrúxulo desafio se desfia por completo, e encontra no Evangelho uma resposta clara e irrefutável. O argumento positivo não deixará subsistir a mínima dúvida: S.Pedro era viúvo, ou separado da Mulher, e como tal seguiu o divino Mestre, deixando tudo, pelo reino de Deus (Mt 19, 20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário