quinta-feira, 3 de março de 2016

LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO

CATECISMO


78. Quais são os pecados contra o oitavo mandamento?

  Os pecados contra o oitavo mandamento são: levantar falso testemunho, falar mal do próximo e mentir.


I. LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO 

   O oitavo mandamento nos manda respeitar a verdade e a boa reputação do próximo.

   Já contei como rei Acab, com sua mulher, matou a Nabot e lhe roubou o terreno. Agora vou contar como foi isto. Acab voltou a casa muito triste, porque Nabot não quis vender a casa e o terreno. A mulher de Acab chamava-se Jezabel; era uma mulher ruim. Jezabel disse: "Sossega. Eu te darei o terreno de Nabot". E Jezabel escreveu uma carta aos juízes do tribunal da cidade. Dizia ela: "Arranjai por dinheiro uns homens que levantem falso testemunho contra Nabot: Eles devem dizer que Nabot blasfemou contra Deus". E eles assim fizeram. As testemunhas juraram que Nabot tinha blasfemado, e os juízes o condenaram à morte. Nabot foi apedrejado e os juízes avisaram a Jezabel de que Nabot estava morto. Como já sabemos, o profeta Elias disse a Acab: "No mesmo lugar onde os cães lamberem o sangue de Nabot, lamberão também o teu". Também de Jezabel o profeta disse: "Os cães comerão as carnes de Jezabel no campo de Jezrael". Já sabemos como Acab morreu; mas Jezabel continuou a governar enquanto seus filhos eram reis e ria-se da profecia de Elias. Anos depois, um novo rei, chamado Jeú, entrou na capital com seus soldados. Jezabel se vestiu com seus melhores vestidos, veio à janela do sobrado do palácio e gritou alguma coisa contra Jeú. Jeú olhou e mandou a alguns criados de Jezabel que a lançassem à rua. Eles, com medo do novo rei, apanharam Jezabel, lançaram-na à rua, e ninguém ousou enterrá-la, e os cães comeram a sua carne. 

   Muito nos vale o bom conceito em que somos tidos pelo povo. Temos o direito de não ser julgados ladrões ou enganadores ou loucos. Para muitos esta boa reputação vale mais do que todo o dinheiro. Por isso, roubar a boa reputação de alguém pode ser maior pecado do que furtar-lhe o dinheiro.

   Quem levanta um falso testemunho furta a boa reputação ao próximo. Levantar falsos testemunhos é contar do próximo uma falta, que ele não cometeu. Os judeus disseram a Pilatos que Jesus proibira pagar impostos ao imperador. Mas Jesus não proibira isto: Os judeus contaram de Nosso Senhor uma falta que ele não cometeu. Os judeus levantaram um falso testemunho a Jesus. Pode-se dizer também: Os judeus caluniaram a Jesus. Nosso Senhor sofreu por esta calúnia; agora, porém, já não lhe dói mais. Mas aqueles judeus, se morreram no seu pecado, agora estão no inferno, infelizes. Levantar falso testemunho faz mais mal ao caluniador do que ao caluniado. 

   Na antiga República Romana, quando alguém levantava falso testemunho, o algoz punha-lhe com um ferro em brasa a letra K na testa. Este K queria dizer: Caluniador. Assim todos podiam ver que era um caluniador, e não acreditavam mais nele. Assim será com todos os caluniadores no dia do juízo. O sinal do seu crime estará na alma dos caluniadores e sua vergonha será grande. Mas já agora os caluniadores tem no rosto o sinal da sua vergonha. Quem uma vez levantou falso testemunho a gente já não lhe dá crédito, porque sabe que diz coisas que não são assim.

(...)

Explicação do pequeno catecismo 





Um comentário: