terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O sábio e o insensato - Programação da Capela para essa semana

  


Bíblia Sagrada - Pe. Matos Soares

Eclesiástico 21

O sábio e o insensato

  "Aquele que guarda a justiça penetrará o espírito dela. A sabedoria e o bom senso são o fruto do perfeito temor de Deus. Aquele que não é sábio no bem, nunca será (bem) instruído. Há uma sabedoria que é fecunda no mal, e não há bom senso onde há amargura. A ciência do sábio transbordará como uma inundação, e o seu conselho como uma fonte de vida. O coração do insensato é como um vaso quebrado, nada pode reter da sabedoria. 
  O sábio, ouvindo qualquer palavra judiciosa, louvá-la-á e aplicá-la-á a si; se, porém, a ouve o voluptuoso, não lhe agradará, e a deitará para trás das costas. A conversação do insensato é como uma carga durante a viagem, mas nos lábios do sábio achar-se-á graça. A boca do homem prudente é buscada na assembléia e os outros pensarão nas suas palavras dentro dos seus corações. A sabedoria é para o insensato como uma casa arruinada; e a ciência do insensato reduz-se a palavras mal dirigidas.
  A doutrina é para o insensato como grilhões aos pés, e como cadeias que lhe carregam a mão direita. O insensato, quando se ri, levanta a sua voz; mas o varão sábio apenas se sorrirá em silêncio. A ciência é para o homem prudente um ornamento de ouro, e como um bracelete no seu braço direito. O pé do insensato é fácil em se meter em casa do vizinho; mas o homem que sabe viver é reservado diante duma pessoa poderosa. O insensato olhará pela janela para dentro duma casa; mas o homem educado conserva-se à porta. É má educação escutar a uma porta; e ao prudente será insuportável essa baixeza. Os lábios dos imprudentes dirão fatuidades; mas as palavras dos homens prudentes serão pesadas na balança. O coração dos insensatos está na sua boca, e a boca dos sábios está no seu coração . Quando o ímpio amaldiçoa o demônio, amaldiçoa-se a si mesmo. O mexeriqueiro contaminará a sua alma, e será aborrecido de todos, e o que mora com ele será odioso; o homem calado, porém, e prudente, será honrado."

Explicação

Amargura do pecados
É aborrecida como uma carga       
Como uma casa arruinada, que nenhuma utilidade tem.
doutrina, a instrução sobre a virtude é para o insensato uma coisa desagradável, que lhe tira a liberdade dos movimentos.
Quem peca não acuse o demônio, mas sim a sua própria malícia.



Ad multos annos!


Salve Maria!

Prezados fiéis,
Segue abaixo a programação de nossa Capela para os dias restantes dessa semana. Todos estão convidados!


Quarta-feira (24/02)
Rosário dos Congregados Marianos em honra à São José 
19:30hrs

Quinta-feira (25/02)
Hora Santa
20hrs

Sexta-feira (26/02)
Oração da Via-Sacra
20hrs

Sábado (27/02)
Oração do Rosário
19:30hrs

Domingo (28/02)
Oração do Rosário seguido pelo estudo do catecismo para adultos e
Catecismo para as crianças
9hrs






Nenhum comentário:

Postar um comentário