segunda-feira, 30 de maio de 2016

Corpus Christi - Fotos: Mosteiro da Santa Cruz

Capítulo XIII
Da Festa do Corpo de Deus

108 Qual é a festa que se celebra na quinta-feira depois da festa da Santíssima Trindade?

Na quinta-feira depois da festa da Santíssima Trindade celebra-se a solenidade do Santíssimo Sacramento, ou do Corpo de Deus: Corpus Christi.

109 Não se celebra a instituição do Santíssimo Sacramento na Quinta-Feira Santa? 

A Igreja celebra na Quinta-Feira Santa a instituição do Santíssimo Sacramento; mas, como então está ocupada principalmente em cerimônias de luto, pela Paixão de Jesus Cristo, julgou conveniente instituir outra festa particular para honrar este mistério com plena alegria.

110 De que maneira poderemos nós honrar o mistério que se celebra na festa do Corpo de Deus?

Para honrar o mistério que se celebra na festa do Corpo de Deus, devemos: 1.º receber com particular devoção e fervor a sagrada Comunhão, e agradecer com todo o afeto do coração a Jesus Cristo, que quis dar-Se a cada um de nós neste Sacramento; 2.º assistir nesta solenidade, e em toda a oitava, se se puder, aos ofícios divinos, particularmente ao Santo Sacrifício da Missa, e fazer frequentes visitas a Jesus, velado sob as espécies sacramentais.

111 Por que na festa do Corpo de Deus se leva solenemente a Santíssima Eucaristia em procissão?

Na festa do Corpo de Deus leva-se solenemente a Santíssima Eucaristia em procissão: 1.º para honrar a Humanidade Santíssima de Nosso Senhor, escondido sob as espécies sacramentais; 2.º para reavivar a fé, e aumentar a devoção dos fiéis para com este mistério; 3.º para celebrar a vitória que Ele deu à sua Igreja sobre os inimigos do Santíssimo Sacramento; 4.º para reparar de algum modo as injúrias que Lhe são feitas pelos inimigos da nossa Religião.

112 Como se deve assistir à procissão do Corpo de Deus?

À procissão do Corpo de Deus deve-se assistir: 1.º com grande recolhimento e modéstia, sem ficar olhando para um lado e para outro, nem falando sem necessidade; 2.º com intenção de honrar por meio das nossas adorações o triunfo de Jesus Cristo; 3.º pedindo-Lhe humildemente perdão pelas comunhões indignas e por todas as outras profanações que se fazem a este divino Sacramento; 4.º com sentimento de fé, de confiança, de amor e de reconhecimento para com Jesus Cristo presente na hóstia consagrada.

Catecismo Maior de São Pio X
***

Seguem abaixo as fotos da festa de Corpus Christi no dia 26 de Maio de 2016 no Mosteiro da Santa Cruz, Nova Friburgo.
















Jesus só procura derramar as suas graças.

Jesus, na Eucaristia, dá audiência a todos, para a todos fazer bem. Segundo Santo Agostinho, o Senhor deseja mais nos dar as graças do que nós recebê-las.  A razão é que Deus é infinitamente bom, e a bondade, sendo da sua natureza, expansiva, tende a comunicar os seus bens a todo o mundo. Deus se queixa dos que não lhe vão pedir graças. Por que, diz ele, não quereis mais vir a mim? Tenho sido para vós terra estéril ou tardia (Jer 2, 31) quando me pedistes favores?

Nosso Senhor se queixou um dia à sua fiel serva, Irmã Margarida Maria, da ingratidão que os homens lhe mostram neste mistério de amor: então lhe fez ver o seu Coração adorável, cercado de espinhos e tendo em cima uma cruz, sobre um trono de chamas, querendo assim dar a compreender o amor que retém no Santíssimo Sacramento; em seguida lhe disse: Eis o coração que tanto amou os homens, nada poupou, até se esgotar e consumir para lhes testemunhar o seu amor; e em reconhecimento, não recebo senão ingratidões da maior parte pelas suas irreverências, sacrilégios, frieza e desprezos com que me tratam neste Sacramento de amor. "Mas o que me é ainda mais sensível, é que são corações a mim consagrados que assim procedem”. Os homens não vão entreter-se com Jesus Cristo, porque não o amam. Comprazem-se em passar horas inteiras com um amigo; mas um entretenimento de meia hora com Jesus Cristo lhe causa tédio! - Mas, dirão, por que o Senhor não me dá o seu amor? A isto respondo: se não banis do vosso coração os apetites terrenos que o enchem, como o amor divino poderá penetrar nele? – Ah! Se pudésseis dizer de coração com São Felipe Neri à vista da hóstia santa: “Eis aqui o meu amor! eis aqui o meu amor!” já não causaria tédio o passar horas e dias inteiros diante do Santíssimo Sacramento.

Para aquele que ama a Deus, as horas passadas na presença de Jesus, oculto sob o seu véu de amor, são ligeiros momentos. São Francisco Xavier trabalhava todo o dia na salvação das almas; e à noite, qual era o seu repouso? era entreter-se com Jesus no Santíssimo Sacramento. São Francisco Regis, este grande missionário francês, depois de ter empregado todo o dia em confessar e pregar, retirava-se de noite para a igreja; achando-a algumas vezes fechada, ficava perto da porta exposto ao frio e vento, para assim fazer côrte, ao menos de longe, ao seu amado Senhor. O grande desejo de São Luís Gonzaga era ficar continuamente ao pé do Santíssimo Sacramento, a ponto de seus superiores se julgarem obrigados a moderar sua devoção: quando depois lhe acontecia passar diante do altar, sentindo-se, dum lado atraído por Jesus a parar, doutro, obrigado pela obediência a separar-se, o santo moço lhe dizia suspirando: Senhor, não me detenhais, deixai-me partir; assim o querer a obediência - E vós, meu irmão, se não experimentais este amor para com Jesus Cristo, tende cuidado de visitá-lo todos os dias, e ele saberá muito bem inflamar o vosso coração. Estais frio? Aproximai-vos do fogo, dizia Santa Catarina Sena. Oh! Como sereis feliz se Jesus vos fizesse a graça de vos abrasar no seu Amor! Então certamente, não amaríeis mais, antes desprezaríeis, todas as coisas da terra: “Quando o fogo pega numa casa, diz São Francisco de Sales, lançam-se todos os móveis pelas janelas”.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário