sexta-feira, 6 de maio de 2016

A Primeira sexta-feira do mês




Introdução 

***

Motivos de honrar o Sagrado Coração às sextas-feiras e principalmente na primeira Sexta-feira do mês.

A sexta-feira pode, com razão, chamar-se o dia de predileção do Coração de Jesus.

Primeiro, o amor divino escolheu de toda a eternidade este dia. Para realizar a obra da Redenção. Este dia foi o grande dia do mundo, dia mil vezes bendito, pelo qual suspiraram, durante quatro mil anos, os patriarcas, os profetas e todos os infelizes filhos d'Adão. 

Jesus teve este dia ante os olhos durante mais de trinta e três anos, pois que, desde o primeiro instante de sua existência no seio de Maria, ele viu tudo o que lhe aconteceria na sua Paixão, e disto não cessou um instante de ter vista clara e distinta: Dolor meus in conspectu meo semper.¹)  

Este dia foi objeto dos mais ardentes desejos do Coração divino: Baptismo habeo baptizari, et quomodo coarctor donec perficiatur;²) era sua hora querida, diz S. João: Sciens Jesus quia venit hora ejus.³)

Neste dia, realizou-se o grande drama de amor que se chama a Paixão e a Morte na cruz do Filho de Deus feito homem. 

Neste dia todos os pecados dos homens foram expiados, e um rio de sangue começou a correr para lavar nossas manchas: Lavit nos a peccatis nostris insanguine suo.4 )

Neste dia, a justiça e a misericórdia deram entre si o ósculo de paz: Justitia et pax osculatae sunt, 5) e o mundo se reconciliou com Deus: Deus erat in Christo mundum reconcilians sibi. 6

Neste dia, o inferno foi vencido e a cruz tornou-se a chave do céu.

Neste dia, o Ladrão penitente foi perdoado, e todos os culpados puderam conceber a esperança de ser perdoados como ele. 

Neste dia, o Coração mais amante, o Coração de Deus, confiou-nos a Mãe mais amante, a Mãe de Deus tornada nossa Mãe.

(...)

1) Ps. 31, 18.
2) Luc. 12, 50.
3) Jo. 13, 1.
4) Ap. 1 ,5.
5) Ps. 84, 11.
6) II. Cor. 5,10 .



Neste dia, Jesus Cristo nos deu seu Coração aberto, como um asilo, como um tesouro, como uma fonte de todos os bens.

Há vinte séculos, este dia é como o ponto central em torno do qual gravita o universo regenerado. Os apóstolos pregam o Homem Deus, crucificado neste dia; os mártires se regozijam de poder misturar seu sangue com o sangue divino derramado neste dia; as virgens se consagram ao Esposo de sangue que lhes parece mais belo neste dia do que em outro qualquer; Sponsus sanguinum tu mihi es; ¹) os maiores criminosos imploram seu perdão e o alcançam em virtude dos merecimentos deste dia. O santo sacrifício da Missa celebra-se em mil diferentes altares para memória do sacrifício deste dia. Nossas cerimônias religiosas, a cruz que domina nossos monumentos, o crucifixo que orna nossas casas, e o sinal da cruz que chama a benção de Deus sobre nossas frontes, sobre nossas refeições, sobre nossas principais ações, tudo recorda, tudo canta este grande dia. 

É o dia do Coração de Jesus.

Si o domingo é chamado o dia do Senhor, porque num domingo é que ele ressuscitou, pode-se com toda a verdade dizer que a sexta-feira é o dia do Coração de Jesus, porque nesse dia seu amor manifestou-se com tal força, que Moisés e Elias lhe chamavam, sobre o Thabor, um excesso. ²) 

1) Exod. 4, 25.
2) Luc. 9, 31.

(...)

 A PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO MÊS DE MAIO

***

Nossa Senhora do Sagrado Coração, canal das graças.


Ainda que o Coração de Jesus seja o reservatório universal das graças, e a oração o destinado a recebe-las, contudo só as obteremos por intermédio da Santíssima Virgem. Lemos no Gênesis que Eliezer, servo d´Abraão, chegou sequiosos as bordas de um poço: Vindo Rebeca ao mesmo lugar, ele pediu-lhe de beber. Ela respondeu que de boa vontade daria a água, não somente a ele, mas também a todos os seus camelos. Maria nos é admiravelmente representada aqui sob a figura de Rebeca; quanto ao poço, não poderia ele significar o Coração de Jesus? A Maria só pertence o cuidado de tirar as graças nesta fonte de vida eterna: precioso privilégio que lhe mereceu o nome de Nossa Senhora do Sagrado Coração. 

Neste poço divino ela pode tirar tanto quanto quiser por suas orações. Maria tem um certo direito sobre todas as graças do Coração de Jesus, diz Suarez, por sua qualidade de Mãe. Também S. Bernardo chama a Maria onipotência suplicante: Omnipotentia supplex.  Quando ela pede, é com certa autoridade de mãe, suas orações tem alguma coisa de ordem, e é impossível que ela não obtenha o que pede. Maria é tão poderosa, que se pode dizer, que nada existe acima do seu poder; tudo o que ela quer, faz. Não é coisa digna do Filho de Deus honrar assim sua Mãe, pois que ele veio, não para ab-rogar, mas para cumprir a lei,que nos manda, entre outras honrar nossos pais? Ele quer por este meio satisfazer uma divida de reconhecimento para com aquela que lhe deu o ser humano. Seu amor para com Maria é tão grande, que basta que ela fale, para ser ouvida, diz Guilherme de Paris. Santa Brigida ouviu um dia Jesus dizer a Maria: Minha Mãe, pedi o que quiserdes, não vos recusarei nada. Ó bondade admirável do Coração de Jesus! ele se dignou nos dar por advogada aquela que pode obter dele por suas súplicas tudo o que quer. 

(...) 

Prática

Não deixarei passar sábado algum sem fazer alguma mortificação e oração especial em honra de Maria; rezarei uma Ave Maria quando o relógio dar horas; direi muitas vezes esta pequena oração que Santo Afonso costumava propagar:

Ó Virgem Maria, que fostes imaculada em vossa Conceição, rogai por nós a Deus Padre, cujo Filho Jesus gerastes por obra do Espírito Santo.
(100 dias de indulg. cada vez. - 21 Nov. 1793)

(...)

O Sagrado Coração de Jesus segundo Santo Afonso de Ligório ou meditações para o mês do Sagrado Coração, a Hora Santa e a Primeira sexta-feira do mês.

***

Salve Maria!

Prezados, amanhã é o Primeiro sábado do mês, segue abaixo os lugares onde haverá Missas para quem desejar começar os cinco primeiros sábados do mês:

***

Mosteiro da Santa Cruz
Nova Friburgo, RJ.

Santa Missa do 1º sábado pela manhã.


***

Mosteiro de Nossa Senhora da Fé e do Rosário 
Candeias, BH.


***

Capela Nossa Senhora da Esperança
Ipatinga, MG

Santa Missa do 1º sábado às 19:30h.
Santa Missa dominical do dia 08/05 às 9h.





***

Grupo Dom Bosco
Foz do Iguaçu, PR

Dom Tomás rezará Missa do dia 5 ao dia 8 de Maio.




******

Adquira já o seu!

* O livro "MÊS DE MAIO" já está disponível. 

Interessados entrar em contato pelo e-mail:


Valor: R$ 12,00 (+ frete)

Nenhum comentário:

Postar um comentário