quarta-feira, 11 de maio de 2016

Contra-revolução: exemplos de uma sociedade católica.

A Liga da Modéstia Cristã de São Paulo:

Fazei ler! Fazei circular!

Povo meu, que é que te fiz?
Em que foi que te contristei?

Um apelo:

A revista obra da entronização, que se publica na Bélgica, distribuiu uma circular - contra a indecência das modas.

Vê-se na primeira página a estampa do Sagrado Coração de Jesus; os olhos do Divino Salvador têm uma expressão de imensa tristeza e de infinita ternura; mostra o seu Divino Coração circundado por uma coroa de espinhos; de sua fronte divina corre sangue em abundância. Toda a expressão de Nosso Senhor é de sofrimento...ele sofre... Segue-se a voz autorizada da Igreja que aconselha e exorta as mães de família à observância da lei do pudor.

O desejo de ser útil instrumento da Santa Igreja levou uma alma piedosa a traduzir e propagar em nosso meio, onde tantas mães cristãs, infelizmente, olvidam a gravidade de seus deveres, a mesma circular.

Palavras de Jesus:

“mães cristãs, tende piedade de mim! Fixe vossos olhos sobre os meus olhos de agonia, sobre a minha boca divina que vos tem abençoado; vós e vossos filhos, sobre meu peito asfixiado de amor e de angústia! Por favor! Não molheis de fel meus lábios ensanguentados e meu Coração Agonizante! Tende piedade de vosso Rei Crucificado! Mães cristãs, eu choro sobre vós. Eu choro lágrimas de sangue sobre vossas filhas, grandes e pequenas!...um sopro infernal de impureza m’as arrancará  hoje!...e eu amo-as tanto!... Por meu sangue divino , por Maria Imaculada, Rainha das Dores! Mães, cobri, vesti com uma severa modéstia os lírios que vos confiei, puros como os anjos, no dia do batismo!...  

A imodéstia revoltante, abominável dessas meninas e donzelas, fere o meu coração...

Eu amaldiçoo a moda infame da nudez que profana sua candura virginal! Ah! Se amanhã estas prediletas de meu coração caírem, ai! A culpa recairá fulminante como uma maldição, sobre vós, mães, por terdes consentido em vossas filhas liberdades e mundanidades mortíferas! Não vos esqueçais jamais disto: eu julgarei as mães e as filhas, não segundo as leis e as modas mais ou menos pagãs, que condeno e amaldiçoo ... Eu vos julgarei inexoravelmente... segundo a minha lei! Eu sou o senhor! Eu sou o único juiz.”

Após a guerra, uma vaga imunda invadiu a sociedade, mesmo a que se diz cristã. Eis aqui um detalhe que prova-o eloquentemente  a moda mil vezes iníqua de despir as meninazinhas sobre pretexto de elegância e higiene. E a candura?!... Encurtam-se os vestidos até acima dos joelhos, mesmo para a festa da primeira comunhão! Atualmente suprimem-se as meias e uma parte indispensável das roupas internas, e isto nas famílias que se consideram como dignas de cristãs!... Olvida-se que a educação da castidade, do pudor – a virtude, a mais delicada, a mais bela de uma moça em toda a idade – começa como toda educação séria, desde a mais tenra infância.

Não se aprenderá nunca aos dezoito ou vinte anos o que não se tiver aprendido aos oito e aos dez. Nas ruas e nos passeios, nas escolas e nas famílias, meninas de sete a quatorze anos, mocinhas de dezoito a vinte e três, (...), comportam-se com modos que repugnam a mais elementar decência social e cristã.

Felizmente Nosso Senhor vela pela sua Igreja. Os Bispos do mundo inteiro protestaram com indignação; e o santo Padre Bento XV lançou sentença de morte contra as modas do pecado.

Mães, escutai o Vigário de Jesus Cristo:

“A formidável torrente de vícios que inunda a sociedade moderna, recebe um funesto apoio do abuso que é a moda indecente. E esta moda, por negligência ou, pior ainda, pela vaidade culpável de tantas mães de família, se estende desgraçadamente até ás meninazinhas, expondo a um grandíssimo perigo a candura de sua inocência. Entretanto, se semelhantes calamidades contristam nosso coração paternal, nós somos consolados por outra parte, vendo surgir felizes iniciativas, cujo fim é combater este frenesi de licença na maneira de vestir-se”

Benedictus xv, pp.

Carta do revmo. P. Matéo
10 de janeiro de 1921

“Quem vos escuta, a mim escuta, disse Nosso Senhor falando de sua Igreja. Ela só, pode ser juiz numa questão de moral. Não há quem possa {...}

Mães nobres pois que cristãs, após terdes ouvido este brado de agonia do Coração de Jesus, sem tardar, hoje mesmo, ponde-vos á obra! Encompridai os vestidos de vossas filhas, pequenas ou grandes! Que o Coração de Jesus abençoe vossos lares, perfumados por lírios de inocência e pureza!” Padre Matéo, s.s.c.c.

Carta do Exmo. Cardeal Mercier, de saudosa e feliz memória.
30 de julho de 1921

“Caro e revmo p. Matéo – sim, tendes razão; a maneira pela qual hoje as mães imprudentes suportam {...} Educadores e educadoras da infância e da juventude, pesai vossas responsabilidades! Nós vos desencarregamos da nossa, traçando-vos o vosso dever, não deveis trair a vossa, recusando obedecer-nos.”

D. J. Card. Mercier, arc. De malines.

Liga da modéstia cristã de São Paulo.

Obrigações impostas pela liga em obediência às reiteradas ordens e exortações dos santos padres Pio X, Bento XV, Pio XI, atualmente reinante, e do exmo. e revmo. Sr. Arcebispo metropolitano, D. Duarte Leopoldo e Silva:

“Meninas, moças e senhoras, devem vestir-se, não somente nas Igrejas, como também no meio da sociedade, de inteiro acordo com as normas do decoro e da moral cristã. Devem usar vestidos fechados, deixando aparecer só o pescoço; mangas até os pulsos; saias até os tornozelos, e que não sejam justas no corpo. (para meninas cobrindo os joelhos.) Não usar pinturas.”

Off. Or. “sant. App.”

Imprima-se
S. Paulo, 16 de fevereiro de 1927.
Por commissão de s. Excia.
Cônego Dr. Martins ladeira
Chanceller 

Nenhum comentário:

Postar um comentário