quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Relembrando salutares princípios


Lembramos que vestidos decentes, segundo a orientação da Santa Sé, são aqueles que cobrem os braços ao menos até o cotovelo, que cobrem os joelhos estando a senhora tranquilamente sentada e que não possua uma abertura na cova da garganta maior que dois dedos[1].
A igreja desaconselha a supressão das meias femininas e desaconselha também o uso de pinturas, conforme a orientação de S.E.R. Dom Antônio de Castro Mayer em sua memorável “Carta pastoral sobre os problemas do apostolado moderno”.
Os bons católicos devem observar isso lembrando que:
“Os santos sempre se destacaram pela extrema finura em perceber e rejeitar tudo quanto contrariasse ainda de longe a virtude angélica. A Igreja louva nisso um requinte de pudor. ” D. Antônio de C. Mayer, (obra supracitada).
Confiamos com toda firmeza que os fiéis desta capela que se esmeram em servir a Santa Virgem continuarão sempre tendo o quilate moral de trabalhar pela restauração da sociedade cristã sem mediocridade e com muito entusiasmo.
Para os homens, o vestuário deve refletir seu senso de responsabilidade. Especialmente para a Missa, conduzindo assim sua família para a autodisciplina e ordem. Para a S. Missa de domingo o uso do terno completo como indumentária é o mais adequado conforme orientações eclesiásticas especializadas[2].

Queremos agradar a Nosso Senhor e a Nossa Senhora, sempre.


[1] Instruções detalhadas sobre a modéstia no vestuário das mulheres tinham sido emitidas em 24 de setembro de 1928, pelo Cardeal-Vigário (Vigário Geral), do Papa Pio XI, em Roma, o Cardeal Basilio Pompili.
[2] O padrão católico de vestimenta para o homem, Padre Peter Scott.




Nenhum comentário:

Postar um comentário