terça-feira, 2 de maio de 2017

Mês de Maio

 Mês de maio

Mês de Maria


    
    Assim como os devotos de Maria têm por costume obsequiá-la cada dia de manhã, ao meio dia e de tarde; em cada mês dedicar-lhe o primeiro sábado, e celebrar com particular devoção as suas festas; assim de todo o ano pareceu-lhes mui razoável o destinar-lhe um mês inteiro, a que chamam mês marial ou de Maria.

    E, porque em matéria de oferta deve sempre preferir-se o ótimo, destinam-lhe o mais belo dos meses, que na Europa é o de Maio (...), cuja florescente e fagueira amenidade convida a coroar de místicas flores a grande Rainha do céu.  

    A praxe desta devoção não é menos religiosa que agradável pela sua variedade. Na própria casa, e naquele quarto onde costuma reunir-se a família para rezar, ou em alguma igreja ou oratório, expõe-se uma devota imagem de Maria, adornando-a de flores e velas, conforme for possível. Na noite precedente ao primeiro dia do mês marial reúnem-se os devotos da Virgem diante do altarzinho e rezam o rosário ou terço de Nossa Senhora, depois lê-se com pausa a consideração do dia seguinte, cantando ou rezando no fim as ladainhas de Nossa Senhora. (...)
Manual das filhas de Maria


Considerações




Primeiro dia
Consideração das razões que devem mover qualquer
 fiel a praticar religiosa e fielmente o mês de Maria
I- Que grande é a necessidade que vós tendes da proteção de Maria para vos salvardes! Sois vós inocente? mas a vossa inocência está mui arriscada. Quantos, mais inocentes do que vós, caíram em pecado, e se lançaram na perdição! Sois vós penitente? mas a vossa penitência não está certa de perseverança. Aqueles maus hábitos, aquelas ocasiões, aquelas amizades podem atirar-vos outra vez no precipício. Sois pecadora? oh! que grande é a necessidade que tendes do amparo da Virgem para vos converterdes! Começastes muitas vezes e vossas resoluções nunca vieram a efeito.

II. Contudo, pela devoção deste mês, podeis adquirir a poderosa proteção da Virgem soberana e a salvação de vossa alma.
     É impossível que uma Mãe tão terna não ouça as súplicas duma filha tão devota! Por um terço e por um jejum, às vezes, obteve ela graças assinaladas aos maiores pecadores; julgai pois, o que ela fará em vosso bem por um mês inteiro dedicado a seu serviço.

III. Mas, ai de vós, se perdestes esta graça! ai de vós, se começando este devoto exercício, depois de poucos dias o deixardes! quem sabe se esta será a última ocasião que Deus vos apresenta para vos converter? quem sabe se a esta devoção não estará anexa a vossa final perseverança? enfim, quem sabe se este não é o último mês da vossa vida? Podendo com pouco adquirir tamanho bem, se o não fizerdes, que pena, que remorsos não sentireis na hora da morte? Considerai bem, e resolvei-vos.


Colóquio
Sancta Dei Genitrix, ora pro nobis

A Filha de Maria: Ó minha tenra Mãe, o que quereis que eu faça hoje para vos agradar?

Maria: Minha filha, dou-te por prática a confiança em Deus; qualquer que seja o estado de tua alma, não te entregues ao desânimo, mas volve os olhos para Coração de meu divino Filho, que é um abismo de misericórdia.   

Manual das filhas de Maria


Segundo dia
Consideração da salvação da alma 
I. Eu nasci no mundo somente para me salvar! Compreende bem esta verdade, alma minha. Não estás no mundo para te divertires, para alcançares honra, para te vestires em ricos trajes, para descansares e muito menos, para pecares.
    Estás neste mundo somente para te salvares. De que te serviria o teres debaixo de teu poder todo o mundo, se depois caísses na perdição? Reis, imperadores, filósofos, letrados, de que vos serviu vosso poder e vossa doutrina, se não soubestes salvar vossa alma?
II. Porém, este negócio da salvação é muito duvidoso. A salvação da alma não se granjeia por ouro; adquiri-se fazendo-se violência a si mesmo; perde-se também por um só pecado mortal de pensamento. Para se salvar não basta ter sido inocente e santo uma vez, é preciso perseverar até à morte. Que seguramente tenho, pois, de me salvar? minha vida passada está semeada toda de pecados e reincidências: minha vida presente é um abismo que eu não conheço; minha vida futura o que será? só Deus sabe!
III. Finalmente, se o negócio de minha salvação for perdido, sua perda é irreparável. Se eu perder uma demanda, se perder a saúde corporal, talvez ache remédio; a perda da alma, porém, é irremediável. Perdida, sê-lo-á por toda a eternidade.

Colóquio
Sancta Virgo virginum, ora pro nobis

A Filha de Maria: Ó minha tenra Mãe, o que quereis que eu faça hoje para vos ser agradável? 
Maria: Minha filha, eu te aconselho a pureza; evita com cuidado tudo o que possa manchar tua inocência; vela, portanto, atentamente, sobre teus pensamentos, tuas palavras e tuas ações. 

Manual das filhas de Maria

Adquira já o seu!

* O livro "MÊS DE MAIO" já está disponível. 

Interessados entrar em contato pelo e-mail:


Valor: R$ 12,00 (+ frete)


Nenhum comentário:

Postar um comentário