quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Da Epifania do Senhor

Que festa é a Epifania do Senhor?
A Epifania é a festa instituída para celebrar a lembranças de três grandes mistérios, dos quais o primeiro e principal é a adoração dos Magos; o segundo é o Batismo de Jesus Cristo; o terceiro é o seu primeiro milagre nas bodas de Caná, na Galiléia. 

Por que se chama Epifania a festa da adoração dos Magos, do Batismo de Jesus Cristo e do seu primeiro milagre?
Chama-se Epifania, que quer dizer aparição ou manifestação, a festa da adoração dos Magos, do Batismo de Jesus Cristo e do seu primeiro milagre, porque nestes mistérios se manifestou claramente aos homens a glória de Jesus Cristo.

Quem eram os Magos?
Os Magos eram personagens importantes do Oriente, que se dedicavam ao estudo da sabedoria. 

Por que vieram os Magos adorar a Jesus Cristo?
Os Magos vieram adorar a Jesus Cristo porque, tendo aparecido uma nova estrela, conheceram, por inspiração divina, que ela indicava o Nascimento do Rei dos judeus, Salvador dos homens.

Em que lugar vieram os Magos adorar a Jesus Cristo?
Os Magos vieram adorar a Jesus Cristo em Belém. 

Como souberam os Magos que Jesus Cristo nascera em Belém?
Os Magos foram a Jerusalém, capital da Judéia, onde estava o templo santo de Deus, e ali souberam dos sacerdotes que, segundo as profecias, o Messias devia nascer em Belém.

Depois que os Magos saíram de Jerusalém, quem os guiou a Belém?
Depois que os Magos saíram de Jerusalém, guiou-os a mesma estrela que já tinham visto no Oriente. Ela caminhou diante deles, e não parou enquanto não chegaram ao lugar em que estava o Deus Menino.

Que fizeram os Magos quando encontraram a Jesus Cristo?
Os Magos, quando encontraram a Jesus Cristo, adoraram-n'O e ofereceram-Lhe ouro, incenso e mirra, reconhecendo-O desta maneira como verdadeiro Rei, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. 

Que devemos fazer para celebrar dignamente a solenidade da Epifania, segundo o espírito da Igreja?
Para celebrar dignamente a solenidade da Epifania segundo o espírito da Igreja, devemos fazer quatro coisas: 1ª. reconhecer na vocação dos Magos, que foram os primeiros gentios chamados ao conhecimento de Jesus Cristo, as primícias da nossa vocação à Fé, e dar graças a Nosso Senhor por nos ter feito cristãos; 2ª. pedir a Deus que estenda o grande dom da Fé àqueles que não a tem; 3ª. excitar-nos ao amor de Jesus Cristo, e tomar a resolução de seguir prontamente as inspirações divinas; 4º. oferecer-lhe, a exemplo dos Magos, algum tributo da nossa devoção, com a prática da esmola, da oração e da mortificação cristã. 

Catecismo de São Pio X 

Um comentário: