terça-feira, 1 de novembro de 2016

Solenidade de todos os Santos - Catecismo de São Pio X

***
PROGRAMAÇÃO DA CAPELA PARA ESSA SEMANA

Terça-feira (01/10)
Rosário às 20h seguido da Ladainha de Todos os Santos

Quarta-feira (02/10)
Rosário às 9h no Cemitério de Maruípe
*Nos encontraremos no portão principal

Quinta-feira (03/10)
Hora Santa às 20h

Todos estão convidados!

***
01 de Novembro - Festa de todos os Santos

/Resultado de imagem para festa de todos os santos

CAPÍTULO X
Da festa de Todos os Santos


221 Que festa se celebra no primeiro dia de novembro?

No primeiro dia de novembro celebra-se a festa de Todos os Santos.

222 Por que Instituiu a Igreja a festa de Todos os Santos?

A Igreja instituiu a festa de Todos os Santos: 1.º para louvar o Senhor e Lhe dar graças por ter santificado os seus servos na terra e por os ter coroado de glória no Céu; 2.º para honrar neste dia aqueles Santos que não tem festa particular durante o ano; 3.º para nos obter maiores graças, multiplicando os intercessores; 4.º para reparar neste dia as faltas que no decurso do ano tenhamos cometido nas festas particulares do Santos; 5.º para nos excitar mais à virtude com os exemplos de tantos Santos, de todas as idades, de todas as condições e de ambos os sexos, e com a lembrança da recompensa de que já gozam no Céu. 

223 Que nos deve animar a imitar os Santos?

Deve animar-nos a imitar os Santos o considerar: que eles eram débeis e frágeis como nós, e sujeitos às mesmas paixões; que fortificados pela graça divina se fizeram Santos com aqueles meios que também nós podemos empregar; e que pelos merecimentos de Jesus Cristo está prometida também a nós aquela mesma glória que eles agora estão gozando no Paraíso. 

224 Por que se celebra a festa de Todos os Santos com grande solenidade?

Celebra-se a festa de Todos os Santos com grande solenidade porque ela compreende e como que abraça todas as outras festas que durante o ano se celebram em honra dos Santos, e é imagem da festa eterna no Céu. 

225 Que devemos fazer para celebrar dignamente a festa de Todos os Santos?

Para celebrar dignamente a festa de Todos os Santos, devemos: 1.º dar louvor e glória ao Senhor pelas graças que dispensou aos seus servos, e pedir-lhe que se digne concedê-las também a nós; 2.º honrar todos os Santos como amigos de Deus, e invocar com confiança a sua proteção; 3.º formar o propósito de imitar o exemplo que eles nos deixaram, a fim de sermos um dia participantes da sua glória. 

Catecismo maior de São Pio X   

REFLEXÕES

A festa de hoje, segundo a mente da Igreja, é um estímulo e um convite.
Na viagem que fazemos para o céu, não raro somos tentados a desanimar, em vista das mil dificuldades que encontramos. A Igreja nos diz hoje: sursum corda! Olhai para o céu. Vede essa multidão sem número de santos, de todas as idades e condições, crianças, jovens, velhos. Lá se acham o bom ladrão, S. Paulo perseguidor do Cristo, S. Agostinho, Maria Madalena. Si isti et illae, cur nom ego? (S. Agost.) .
Deus vult omnes homines salvos fieri, a todos chama e dá a sua graça. 
Depois de nos animar, a Igreja nos convida a trabalhar, a redobrar esforços, para conseguirmos a salvação: magis satágite, ut per bona opera. Mostra-nos o caminho; é o caminho da pobreza: beati pauperes; é o caminho das lágrimas: beati qui lugent; é o caminho dos sofrimentos: beati qui persecutionem patiuntur.
Oh! felizes tribulações da vida! exclamam os santos no paraíso: momentaneum et leve tribulationis nostrae, aeternum gloriae pondus (2 cor 4,17)
A recompensa dos santos é segura, abundante e eterna.
A recompensa da terra é incerta, defeituosa, vazia e caduca. 
Sursum corda! Prossigamos a viagem com os olhos fitos no céu. Quando mais pesada se nos afigurar a cruz que levamos, lembremo-nos de que mais pesadas foram as dos viajantes que nos precederam.  

Manual da Paróquia

Nenhum comentário:

Postar um comentário