sábado, 12 de maio de 2018


Mês de Maio


Mês de Maria
Considerações




Duodécimo dia
Consideração da malícia do cristão
I- O que podeis fazer mais, ó meu Deus, para me salvardes - nem sei dizê-lo. Se me convidais com vozes de misericórdia, peco esperando na vossa bondade; se me fazeis compreender a profundidade da vossa justiça, continuo a pecar desesperando do vosso perdão. Se me enterneceis o coração, vos ofendo; se me repreendeis, vos ofendo. Lavo em lágrimas a imagem do Senhor crucificado, e daqui a poucas horas volto com os meus pecados a abrir suas chagas. Que abismo de malícia este? nem eu o compreendo!

II. O que vos resta a fazer, mais, ó meu Deus, para me salvardes? - vós me fizestes nascer no seio da Santa Igreja Católica; me destes luzes para eu conhecer, inspirações para me mover, graças para resistir às tentações, sacramentos para me fortificar , exemplos para me animar, tribulações para eu me converter. Pequeis, podíeis tomar vingança, e me perdoastes. Contra outros, usastes o rigor da Vossa justiça, para comigo fostes sempre misericordioso. Vós fizestes o possível para me converterdes; eu, pelo contrário, faço o possível para obstinar-me no pecado.  

III. O que vos posso pedir, ó meu Deus, para me salvardes - o vosso sangue? o derramastes até a última gota por mim. A vossa alma? a entregastes a vosso Pai por mim. O vosso corpo? foi crucificado por mim. A vossa carne? está sempre aparelhada para minha refeição espiritual. Nem eu sei o que hei de pedir-vos para eu não pecar mais. Contudo, quando peco, no fundo do coração me queixo sempre de vós. Oh! que louca sou eu, que não entendo que vou lançar-me na perdição somente por minha malícia.

Colóquio
Speculum justitiae, ora pro nobis

A Filha de Maria: Ó minha tenra Mãe, o que quereis que eu faça hoje para vos agradar?

Maria: Minha filha, eu te dou como prática a generosidade em serviço de Deus. Mostra-a na assiduidade em teus exercícios de piedade, na constância em corrigir teus defeitos e suportar as imperfeições do próximo.

Manual das filhas de Maria


Nenhum comentário:

Postar um comentário