sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Santa Missa: PROGRAMAÇÃO

 Vigário de uma pequena cidade tinha notado que, desde algum tempo, uma senhora de sua paróquia assistia regularmente todos os dias as duas Missas que se dizia uma após a outra na sua Igreja: que ela se aproximava mais vezes da santa mesa, e não deixava de fazer, pela tarde, uma visita ao Santíssimo Sacramento. 

Surpreendido por este súbito fervor, desejou conhecer a causa dele. Eis aqui o que a piedosa senhora contou-se num dia em que se encontraram. "Se vos parece, Senhor Cura, que tenho um pouco mais de amor e zelo para com Nosso Senhor no seu adorável Sacramento, devo esta graça, que chamo minha conversão, a um pobre artezano, a José, o hábil marceneiro que conheceis. Há três meses, num dia de festa, voltava eu tranquilamente para minha casa, depois da missa solene, quando esse bom operário, que tinha, alguns dias antes, trabalhado em nossa casa, passou junto de mim, voltando também da Igreja. Seu aspecto era de homem feliz: "José, disse-lhe eu, pareceis estar muito contente? - De fato, Senhora, respondeu ele, tive hoje imensa ventura, que me fez esquecer, ou antes de bom grado meu almoço. - Que coisa então? - Tive a felicidade de ouvir cinco Missas. Todos os domingos, como tenho tempo, faço consistir minhas delicias em ir às duas Missas; depois das sete horas vou almoçar, depois volto para a Missa cantada. Mas hoje três padres estrangeiros disseram duas Missas sucessivamente após a primeira, e não pude deixar de ouvi-las, dando-me isto grande consolação! No domingo desforro assim o que perco na semana por causa do trabalho. Nos outros dias posso apenas rogar ao meu bom anjo que assista as Missas por mim, e me uno em intenção ai santo sacrifício, quando ouço tocar o sino. Ah! que felicidade si eu pudesse ir todos os dias! Quão feliz sois, senhora, de poderdes dispor de vosso tempo!" Estas palavras tão simples do pio operário fizeram em mim profunda impressão; foi como um raio de luz na minha alma. Confesso, para confusão minha, que nunca tinha refletido na grandeza e no valor inestimável da santa Missa, pois que cada vez Jesus desce realmente do céu para renovar, por puro amor para conosco, seu grande sacrifício da cruz. Em razão desta falta de espírito de fé, eu raras vezes ia à Igreja, durante a semana, embora tivesse tempo bastante sem ser necessário deixar nem uma das obrigações do meu estado. Nesse dia, pois, tomei a resolução de não faltar mais sem motivo à santa Missa, e esforçar-me de então por diante para apreciar melhor este inefável benefício de nosso Deus, e melhor corresponder a este amor infinito de seu Sagrado Coração". 

O Deus de amor, 1867 - O Sagrado Coração de Jesus

                              Programação

                           SÁBADO (10/12)
Santa Missa às 19h

Domingo (11/12)
Santa Missa às 9h

***
Pedimos a todos que puderem chegar o mais cedo possível para se confessarem, assim façam, para não atrasar o horário da Missa.
Senhores e Senhoras, lembrem-se da modéstia no vestuário, na Santa Missa, e em todas as ocasiões. A modéstia não é uniforme para Missa, é dever do cristão, em todas as ocasiões, por amor a Deus. Vale lembrar também que: Não temos opiniões sobre a modéstia, prestamos obediência ao que ensina a Santa Madre Igreja, com todo o nosso amor e submissão.

Dúvidas sobre a modéstia? Orientações da Santa Sé sobre as modas inadequadas em "Seleta de textos sobre a modéstia" das Irmãs Escravas de Maria Rainha da Paz. Adquira conosco!


"Virão modas que desagradarão muito a Nosso Senhor"

Nossa Senhora, em Fátima. Portugal - 1917

*
Orientações gerais:

Rapazes e Senhores: Calças e camisas socialDe preferência camisas sociais até o pulso.

Meninas, Moças e Senhoras: Saias abaixo dos joelhos e blusas até o cotovelo.

Um comentário: