quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Imaculada Conceição

Capítulo I
Das festas solenes da Virgem Maria, e em primeiro lugar da sua Imaculada Conceição

135 Entre as festas que a Igreja celebra em honra da Virgem Maria Mãe de Deus, quais são as mais solenes?

Entre as festas que a Igreja celebra em honra da Virgem Maria, as mais solenes são a Imaculada Conceição, a Natividade, a Anunciação, a Purificação e a Assunção. 

136 Em que dia se celebra a festa da Imaculada Conceição?
A festa da Imaculada Conceição celebra-se no dia 8 de dezembro.

137 Por que se celebra a festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria?
Celebra-se a festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria porque Ela, como ensina a fé, por singular privilégio, e em vista dos merecimentos de Jesus Cristo Redentor, foi santificada pela divina graça desde o primeiro instante em que foi concebida, e assim preservada e isenta da culpa original. 

138 Quando definiu a Igreja como dogma de fé que a Conceição da Virgem Maria foi Imaculada, isto é, isenta de pecado original?
No dia 8 de dezembro de 1854, o Sumo Pontífice Pio IX, por uma Bula dogmática, e com o consenso de todo o Episcopado católico, definiu solenemente, como artigo de fé, a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem. 

139 Por que Deus concedeu a Virgem Maria o privilégio da Imaculada Conceição?
Deus concedeu à Virgem Maria, o privilégio da Imaculada Conceição porque convinha à santidade e à majestade de Jesus Cristo que a Virgem destinada a seu sua Mãe não fosse, nem sequer por um momento, escrava do demônio. 

140 Quais são as intenções da Igreja ao celebrar a festa da Imaculada Conceição?
As intenções da Igreja, ao celebrar a festa da Imaculada Conceição, são: 1º excitar em nós vivo reconhecimento para com Deus, que com tal privilégio tanto exaltou a Santíssima Virgem; 2º avivar a nossa fé na isenção, em Maria, do pecado original; 3º fazer-nos entender quanto Deus aprecia e ama a pureza e a santidade da alma; 4º aumentar sempre mais em nós a devoção a Maria. 

Catecismo de São Pio X

Nenhum comentário:

Postar um comentário